O Centro de Genética Preditiva e Preventiva (CGPP) do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) é um centro clínico que presta serviços na área dos Testes Genéticos Moleculares, no diagnóstico e aconselhamento genético para doentes e familiares em risco para doenças hereditárias com Consultas de especialidade médica e possui também uma vertente formativa e educacional.
Há mais de 25 anos que o CGPP é centro de referência nacional na área do diagnóstico das doenças genéticas raras e um pilar no apoio aos médicos e serviços hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. Pertence ao IBMC, uma Associação Sem Fins Lucrativos, com declaração de “Utilidade Pública”, entre os seus fundadores estão a Universidade do Porto, a Câmara Municipal do Porto, Hospitais de Santo António e de São João, o INSA, entre outros. Atualmente, o CGPP é uma das plataformas clínicas do i3S.
No CGPP poderá encontrar uma equipa clínica e técnico-científica, multidisciplinar e altamente especializada, que garante o apoio e proximidade ao médico prescritor, aos utentes e aos estagiários em formação.
O Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), fundado em 1997 como centro de investigação multidisciplinar no seio da Universidade do Porto, é um Laboratório Associado do Ministério da Ciência e Tecnologia e uma Associação Sem Fins Lucrativos, com declaração de “Utilidade Pública”. Entre os seus fundadores estão a Universidade do Porto, a Câmara Municipal do Porto, o Centro Hospitalar Universitário de São João, o Centro Hospitalar Universitário do Porto, o Instituto Nacional de Saúde “Dr. Ricardo Jorge” e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
O IBMC tem, ao longo dos anos, desenvolvido investigação em grandes áreas que incluem: as doenças genéticas, doenças infeciosas e imunologia, neurociências, stress e biologia estrutural. Com mais de 30 grupos de Investigação e com um número superior a 400 investigadores, o Instituto fomenta a investigação básica que está na origem de aplicações na biomedicina e biotecnologia. A maioria dos investigadores principais estão afiliados a uma das faculdades da Universidade do Porto ou aos seus Hospitais Universitários, bem como a outras instituições biomédicas nacionais e de investigação ambiental.
O IBMC, ainda com autonomia administrativa, é um dos institutos fundadores que constituem o grande consórcio i3S.
Em 2015/16, o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, juntou três grandes institutos e muitos investigadores, da Universidade do Porto – IBMC, INEB e IPATIMUP. Aos institutos fundadores associaram-se seis faculdades da UP (FMUP, ICBAS, FMDUP, FCUP, FEUP e FFUP) e três hospitais da cidade do Porto (Centro Hospitalar Universitário de São João, Centro Hospitalar Universitário do Porto e o Instituto Português de Oncologia do Porto). Esta união representou não apenas a consolidação da longa colaboração entre os institutos fundadores, mas permitiu que, num espaço único construído para esse efeito, partilhando recursos e conhecimento, se pudesse criar um ambiente favorável à investigação científica, à inovação na área das ciências da saúde e à translação desse conhecimento para a prática clínica.
O consórcio i3S é a maior instituição desta natureza a nível nacional, com grande reconhecimento internacional e centra-se em três principais Programas Integrativos: (1) Cancro, (2) Interação e Resposta do Hospedeiro e (3) Neurobiologia e Doenças Neurológicas.
O CGPP-IBMC apresenta-se como uma das Plataformas Clínicas e de Diagnóstico do i3S.