TRIOGen

Encurtar a odisseia diagnóstica


TRIOGen é uma análise alargada em Trio que inclui a sequenciação do caso índex (afetado) e dos progenitores (não afetados)

INCLUI:

. Sequenciação e análise das regiões codificantes (exões e regiões flanqueantes) e de regiões não-codificantes com variantes clinicamente relevantes
. > 38 000 variantes intrónicas/ intergénicas
. Análise de genes não-codificantes de proteína (p. ex. genes codificantes de RNA), clinicamente relevantes
. Análise do DNA mitocondrial (SNVs)
. Análise de CNVs no genoma completo (resolução ~ 50 kb), permitindo a delimitação de CNVs em regiões intrónicas ou intergénicas


Porquê o TRIOGen?

Maior rapidez no diagnóstico
Menor incerteza
Maior taxa de diagnóstico
Descomplicar o complicado

 

Análise compreensiva e melhorada dos dados genéticos
em contexto de diagnóstico clínico


Figura 1: Imagem comparativa, entre kits de captura, da cobertura horizontal das regiões-alvo (clinicamente relevantes) e cobertura vertical correspondente (nº reads). No exemplo, a região 3′ UTR do gene CFTR é comparada entre o kit de captura WES (A, Exoma em Trio) e o kit de captura alargado (B, TRIOGen). Em destaque (retângulos verdes) estão evidenciadas regiões intrónicas (esquerda) e reguladoras (direita) do gene CFTR (C), com cobertura no kit de captura alargado (TRIOGen), devido à presença de variantes clinicamente relevantes e não cobertas no kit de captura WES. Nesta amostra representativa, a cobertura média vertical é de 167,8x e 149,1x e a cobertura média horizontal efetiva das regiões-alvo >20x é de 99,2% e 99,6%, para os kits de captura WES e de captura alargado (TRIOGen), respetivamente.


Figura 2: Imagem comparativa, entre kits de captura, da cobertura horizontal das regiões-alvo (clinicamente relevantes) e cobertura vertical correspondente (nº reads). No exemplo, o gene codificante de RNA, TERC, não é capturado pelo kit de captura WES (A, Exoma em Trio), sendo coberto apenas no kit de captura alargado (B, TRIOGen), incluindo regiões intergénicas (destaque retângulo verde), onde foi previamente identicada a deleção com ID 7319, descrita na ClinVar. C, localização das variantes patogénicas no gene TERC, descritas pela Human Gene Mutation Database (HGMD) Professional.

ATENÇÃO: Pedidos de Exoma em Trio com entrada no laboratório do CGPP a partir de julho de 2024 são realizados com a tecnologia TRIOGen.

Download folheto TRIOGen